seja bem vindo ao forum eof, caso nao seja cadastrado se cadastre para poder visualizar todo o conteudo ^^

Participe do fórum, é rápido e fácil

seja bem vindo ao forum eof, caso nao seja cadastrado se cadastre para poder visualizar todo o conteudo ^^
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

[artigo] compressão de dados

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1[artigo] compressão de dados Empty [artigo] compressão de dados Qui maio 31, 2012 5:42 pm

Kodo no Kami

Kodo no Kami
master
master

bom galera muitas vezes se faz necessario comprimir uma quantidade de bits para ficar menor pode ser para criar um cifragem mais compacta ou ate mesmo para um arquivo ficar menor um exemplo sao alguns jogos de rpg q tem uma quantidade enorme de texto, para entender como a compressao de dados funciona olha esse texto abaixo

texto: hacker fts315
hex: 68 61 63 6b 65 72 20 66 74 73 33 31 35

o exemplo acima ta o texto normal (ascii) e a representaçao dele em hexadecimal, como comprimir esse texto? , a resposta para isso e facil basta substituir a palavra por um codigo hexadecimal ao invez da gente reprensentar cada letra para um codigo agente vai representar cada palavra, quando o programa achar o codigo ele substitui esse codigo pela palavra veja

hacker = fa
fts315 = fb

hex: 68 61 63 6b 65 72 20 66 74 73 33 31 35
comp: fa 20 fb

no exemplo acima vcs pode notar q economizo uma quantidade de 10bits, so tem um pequeno problema nisso a quantidade de codigos e bem limitada agente ta usando tabela de 8bits (um unico codigo hex para cada caracter ou palavra) em outras palavras isso vai da para formar apenas 255 palavras diferentes sendo q agente tambem teria q deixar alguns desses codigos para as palavras q agente usar como por exemplo os caracter do alfabeto e dos numeros e outros especiais, para resolver isso agente pode usar uma tabela de 16 ou 32 bits ou ate mais, veja aquele exemplo em uma tabela de 16bits

hacker = fa00
fts315 = fb00

hex: 68 61 63 6b 65 72 20 66 74 73 33 31 35
comp: fa 00 20 fb 00

esse aq so economizo 8bits mais permite criar uma lista de palavras maiores (para ser mais especifico da para gerar uma quantidade de 65535 palavras) entao se tiver mais palavras grande agente economizaria com elas ^^ se eu nao me engano esse tipo de compressao se chama DTE e MTE, agente poderia comprimir o codigo ja comprimido assim

fa00 = 1a
fb00 = 1b

comp: fa 00 20 fb 00
comp2: 1a 20 1b

eu poderia comprimir ate ficar um unico bit mais acho q vcs ja entenderam como funciona, veja a quantidade de espaço economizada

normal: 68 61 63 6b 65 72 20 66 74 73 33 31 35
comp: 1a 20 1b

so uma dica quando for fazer a lista de palavras faça com as palavras mais usada

by hacker fts315

https://endoffile.umforum.net

Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos