seja bem vindo ao forum eof, caso nao seja cadastrado se cadastre para poder visualizar todo o conteudo ^^

Participe do fórum, é rápido e fácil

seja bem vindo ao forum eof, caso nao seja cadastrado se cadastre para poder visualizar todo o conteudo ^^
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

[tutorial] instroduçao a linguagem go

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1[tutorial] instroduçao a linguagem go Empty [tutorial] instroduçao a linguagem go Ter Fev 05, 2013 2:10 pm

Kodo no Kami

Kodo no Kami
master
master

bom galera go e uma linguagem de programaçao criado pelo google q pode ser compilada ou nao, primeiramente vamos baixa o compilador nesse site

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

a linguagem go e parecida com a linguagem c, pascal, python e outras linguagens misturado, essa linguagem e case-sensitive entao faz diferença entre minusculo e maisculo, vamos la crie um arquivo com extensao .go no meu caso eu usei fts.go, depois disso agente usa package main e depois a funçao principal func main()

Código:
package main

func main(){
}

diferente da linguagem c, java e pascal q usa ponto e virgula para terminar uma funçao go usa quebra de linha, para agente compilar abra o prompt localize o arquivo no meu caso fts.go depois digite

go.exe build fts.go

lembrando q vc tem q colocar a pasta bin do compilador como uma variavel de ambiente, se vc nao quiser gerar o executavel basta usar o comando run ao inves de build

go.exe run fts.go

antes da funçao principal agente tem q importar as bibliotecas da linguagem para isso usamos o comando import e entre aspas o nome da biblioteca (essa linguagem nao permite declarar uma biblioteca se vc nao for usar ela), para usar uma funçao da biblioteca agente digita o nome da biblioteca coloca um ponto e a funçao, por exemplo a Print da biblioteca fmt q exibe na tela

Código:
package main

import "fmt"

func main(){
   fmt.Print("by hacker fts315")
}

para comentar agente usa duas barra seguido do comentario da linha toda

Código:
//isso e um comentario da linguagem go

package main

import "fmt"

func main(){
   fmt.Print("by hacker fts315")
}

para comentarios de varias linhas usamos barra asterisco e para finalizar asterisco barra

Código:
/*
   isso e um comentario da linguagem go
   by hacker fts315
*/
package main

import "fmt"

func main(){
   fmt.Print("by hacker fts315")
}

bom galera esse e meu primeiro tutorial da linguagem go ^^

by hacker fts315

https://endoffile.umforum.net

Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos