e ae galera esse vai ser o 4º tutorial de asm em c, nesse eu vou falar da memoria como pegar mover um valor de uma variavel para um registrador, conseguir o endereço da memoria etc, antes vamos entender uma coisa a memoria e um segmento e cada segmento e uma posiçao dela onde agente armazena (aloca) os dados, as variaveis e um exemplo de uso da memoria, quando agente declara uma variavel o compilador atribui o nome da variavel a uma posiçao de memoria (e muito mais facil memorizar uma variavel chamado fts doq memorizar uma posiçao 0x22ff74, nao e? ), veja um exemplo simples de programa q exibe um numero de uma variavel
para agente saber qual a posiçao de memoria da variavel x do exemplo acima, basta coloca o & antes do nome da variavel
aq deu o valor de 2293620, eu prefiro exibir em modo hex para isso ao inves de usar %d se usa %x
agora deu 22ff74 que e igual a 2293620 em decimal, veja como mover uma variavel para um registrador atraves da posiçao (para q o compilador possa entender q e um codigo hexadecimal colocamos 0x antes do numero no caso 0x22ff74)
no exemplo acima movemos o conteudo da posiçao 0x22ff74 (variavel x) para o registrador ax depois enviamos o conteudo do registrador ax para variavel y do geito dos tutoriais anteriores, uma maneira de pegar o conteudo de um registrador e coloca em uma variavel e usando o comando register seguindo da variavel e a funçao asm, na funçao asm passamos como argumento o registrador (so lembrando q no exemplo abaixo eu nao to passado o conteudo do registrador daquele geito entao nao e necessario dois %% no registrador apena um %)
voltando a falar de memoria tambem tem como armazenar na memoria usando aquele metodo, ao inves da gente usar a letra do registrador agente usa a letra m, e para ler agente usar % seguido da ordem q vc armazeno
bom galera aq fica mais um tutorial de asm em c, assim q eu tiver tempo eu faço mais ^^
by hacker fts315
- Código:
#include <stdio.h>
int main(void)
{
int x = 315;
printf("%d",x);
}
para agente saber qual a posiçao de memoria da variavel x do exemplo acima, basta coloca o & antes do nome da variavel
- Código:
#include <stdio.h>
int main(void)
{
int x = 315;
printf("%d",&x);
}
aq deu o valor de 2293620, eu prefiro exibir em modo hex para isso ao inves de usar %d se usa %x
- Código:
#include <stdio.h>
int main(void)
{
int x = 315;
printf("%x",&x);
}
agora deu 22ff74 que e igual a 2293620 em decimal, veja como mover uma variavel para um registrador atraves da posiçao (para q o compilador possa entender q e um codigo hexadecimal colocamos 0x antes do numero no caso 0x22ff74)
- Código:
#include <stdio.h>
int main(void)
{
int x = 315;
int y;
asm(
"mov 0x22ff74,%%eax"
:"=a"(y)
);
printf("%d",y);
}
no exemplo acima movemos o conteudo da posiçao 0x22ff74 (variavel x) para o registrador ax depois enviamos o conteudo do registrador ax para variavel y do geito dos tutoriais anteriores, uma maneira de pegar o conteudo de um registrador e coloca em uma variavel e usando o comando register seguindo da variavel e a funçao asm, na funçao asm passamos como argumento o registrador (so lembrando q no exemplo abaixo eu nao to passado o conteudo do registrador daquele geito entao nao e necessario dois %% no registrador apena um %)
- Código:
#include <stdio.h>
int main(void)
{
register int x asm("%eax");
asm("mov $315,%eax");
printf("%d",x);
}
voltando a falar de memoria tambem tem como armazenar na memoria usando aquele metodo, ao inves da gente usar a letra do registrador agente usa a letra m, e para ler agente usar % seguido da ordem q vc armazeno
- Código:
#include <stdio.h>
int main(void)
{
int x = 315;
int y;
asm(
"mov %1,%%eax ;"
:"=a"(y)
:"m"(x)
);
printf("%d",y);
}
bom galera aq fica mais um tutorial de asm em c, assim q eu tiver tempo eu faço mais ^^
by hacker fts315