bom galera continuando o tutorial anterior eu vou ensinar a criar um socket cliente, vamos iniciar o serviço WSA e criar o socket e fechar o socket
agora vamos criar uma estrutura sockaddr_in e colocar o endereço e a porta q nosso servidor ta usando, no sin_addr.s_addr agente vai usar a funçao inet_addr e passar como argumento o ip do servidor
no servidor agente uso as funçoes bind, listen e accept no cliente agente vai usar apenas o connect, a passagem de argumento do connect e igual ao bind, primeiro o socket, depois a estrutura sockaddr e o tamanho dela
o cliente ta pronto, porem nosso servidor e cliente apenas conectar nao envia ou recebe dados, depois eu vou criar um 3° tutorial ensinado como enviar e receber dados pelo socket
by hacker fts315
- Código:
#include <stdio.h>
#include <winsock2.h>
#pragma comment(lib, "wsock32")
int main(void)
{
int socket1;
WSADATA wsa;
WSAStartup(MAKEWORD(2,0),&wsa);
socket1 = socket(AF_INET,SOCK_STREAM,IPPROTO_TCP);
closesocket(socket1);
}
agora vamos criar uma estrutura sockaddr_in e colocar o endereço e a porta q nosso servidor ta usando, no sin_addr.s_addr agente vai usar a funçao inet_addr e passar como argumento o ip do servidor
- Código:
#include <stdio.h>
#include <winsock2.h>
#pragma comment(lib, "wsock32")
int main(void)
{
int socket1;
struct sockaddr_in servidor;
WSADATA wsa;
WSAStartup(MAKEWORD(2,0),&wsa);
socket1 = socket(AF_INET,SOCK_STREAM,IPPROTO_TCP);
servidor.sin_family = AF_INET;
servidor.sin_addr.s_addr = inet_addr("127.0.0.1");
servidor.sin_port = htons(315);
closesocket(socket1);
}
no servidor agente uso as funçoes bind, listen e accept no cliente agente vai usar apenas o connect, a passagem de argumento do connect e igual ao bind, primeiro o socket, depois a estrutura sockaddr e o tamanho dela
- Código:
#include <stdio.h>
#include <winsock2.h>
#pragma comment(lib, "wsock32")
int main(void)
{
int socket1;
struct sockaddr_in servidor;
WSADATA wsa;
WSAStartup(MAKEWORD(2,0),&wsa);
socket1 = socket(AF_INET,SOCK_STREAM,IPPROTO_TCP);
servidor.sin_family = AF_INET;
servidor.sin_addr.s_addr = inet_addr("127.0.0.1");
servidor.sin_port = htons(315);
connect(socket1,(struct sockaddr *)&servidor,sizeof(servidor));
closesocket(socket1);
}
o cliente ta pronto, porem nosso servidor e cliente apenas conectar nao envia ou recebe dados, depois eu vou criar um 3° tutorial ensinado como enviar e receber dados pelo socket
by hacker fts315