bom galera muitos jogos flash de plataforma usa isso apertar a seta direita pra mover para direita aperta a seta esquerda para mover para esquerda, nesse tutorial vamos aprender a fazer isso, eu to usando adobe flash cs5 e action script 2, entao para começar importamos uma imagem para a biblioteca (para fazer isso aperte em "arquivo", depois "importar" e "importar para biblioteca", localize a imagem), depois de importar ela vai ficar dentro da biblioteca (no meu caso tem dois, um é o simbolo e o outro a imagem),
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depois arrastamos para o palco e redimensionamos para o tamanho desejado, se na opção dele estiver "grafico" mudamos para "clipe de video" para da um "nome de ocorrencia" (no caso aq foi "madara")
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agora vem a parte do codigo *-* , abra a ação (action), e crie uma variavel do tipo Object, e instanciamos nele um objeto do tipo Object
agora usamos o atributo onKeyDown do objeto anterior e atribuimos ao mesmo uma funçao
na função anterior ele so ativa a função quando um botao for apertado mais nao define qual, para isso usamos algumas condições if la dentro passamos como argumento pra ela o metodo Key.getCode e comparamos com o codigo correspondente (37 = esquerda, 39 = direita, 38 = cima, 40 = baixo)
agora temos q definir oq vai fazer quando apertar o botao correto, no caso vamos apenas mover o madara, para manipular aquele simbolo usamos o nome da ocorrencia que no caso eu tinha colocado "madara", o atributo para mover a posiçao do mesmo é o _x e _y, entao basta eu incrementar o valor antigo a um novo valor, para que esse evento funcione tambem temos que usar o metodo Key.addListener e passar como argumento o objeto
agora controlamos o madara muahahahaha (risada de mal), tipo da pra fazer uns jogos bem basico com isso ^^
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by kõdo no kami
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depois arrastamos para o palco e redimensionamos para o tamanho desejado, se na opção dele estiver "grafico" mudamos para "clipe de video" para da um "nome de ocorrencia" (no caso aq foi "madara")
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agora vem a parte do codigo *-* , abra a ação (action), e crie uma variavel do tipo Object, e instanciamos nele um objeto do tipo Object
- Código:
var fts:Object = new Object();
agora usamos o atributo onKeyDown do objeto anterior e atribuimos ao mesmo uma funçao
- Código:
var fts:Object = new Object();
fts.onKeyDown = function(){
}
na função anterior ele so ativa a função quando um botao for apertado mais nao define qual, para isso usamos algumas condições if la dentro passamos como argumento pra ela o metodo Key.getCode e comparamos com o codigo correspondente (37 = esquerda, 39 = direita, 38 = cima, 40 = baixo)
- Código:
var fts:Object = new Object();
fts.onKeyDown = function(){
//esquerda
if(Key.getCode() == 37)
{
}
//cima
else if(Key.getCode() == 38)
{
}
//direita
else if(Key.getCode() == 39)
{
}
//baixo
else if(Key.getCode() == 40)
{
}
}
agora temos q definir oq vai fazer quando apertar o botao correto, no caso vamos apenas mover o madara, para manipular aquele simbolo usamos o nome da ocorrencia que no caso eu tinha colocado "madara", o atributo para mover a posiçao do mesmo é o _x e _y, entao basta eu incrementar o valor antigo a um novo valor, para que esse evento funcione tambem temos que usar o metodo Key.addListener e passar como argumento o objeto
- Código:
var fts:Object = new Object();
fts.onKeyDown = function(){
//esquerda
if(Key.getCode() == 37)
{
madara._x -= 10;
}
//cima
else if(Key.getCode() == 38)
{
madara._y -= 10;
}
//direita
else if(Key.getCode() == 39)
{
madara._x += 10;
}
//baixo
else if(Key.getCode() == 40)
{
madara._y += 10;
}
}
Key.addListener(fts);
agora controlamos o madara muahahahaha (risada de mal), tipo da pra fazer uns jogos bem basico com isso ^^
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by kõdo no kami