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[tutorial] movimento ao apertar determinado botao (action script)

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Kodo no Kami

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bom galera muitos jogos flash de plataforma usa isso apertar a seta direita pra mover para direita aperta a seta esquerda para mover para esquerda, nesse tutorial vamos aprender a fazer isso, eu to usando adobe flash cs5 e action script 2, entao para começar importamos uma imagem para a biblioteca (para fazer isso aperte em "arquivo", depois "importar" e "importar para biblioteca", localize a imagem), depois de importar ela vai ficar dentro da biblioteca (no meu caso tem dois, um é o simbolo e o outro a imagem),

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depois arrastamos para o palco e redimensionamos para o tamanho desejado, se na opção dele estiver "grafico" mudamos para "clipe de video" para da um "nome de ocorrencia" (no caso aq foi "madara")

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agora vem a parte do codigo *-* , abra a ação (action), e crie uma variavel do tipo Object, e instanciamos nele um objeto do tipo Object

Código:
var fts:Object = new Object();

agora usamos o atributo onKeyDown do objeto anterior e atribuimos ao mesmo uma funçao

Código:
var fts:Object = new Object();

fts.onKeyDown = function(){
}

na função anterior ele so ativa a função quando um botao for apertado mais nao define qual, para isso usamos algumas condições if la dentro passamos como argumento pra ela o metodo Key.getCode e comparamos com o codigo correspondente (37 = esquerda, 39 = direita, 38 = cima, 40 = baixo)

Código:
var fts:Object = new Object();

fts.onKeyDown = function(){
   //esquerda
   if(Key.getCode() == 37)
   {
   }
   //cima
   else if(Key.getCode() == 38)
   {
   }
   //direita
   else if(Key.getCode() == 39)
   {
   }
   //baixo
   else if(Key.getCode() == 40)
   {
   }
}

agora temos q definir oq vai fazer quando apertar o botao correto, no caso vamos apenas mover o madara, para manipular aquele simbolo usamos o nome da ocorrencia que no caso eu tinha colocado "madara", o atributo para mover a posiçao do mesmo é o _x e _y, entao basta eu incrementar o valor antigo a um novo valor, para que esse evento funcione tambem temos que usar o metodo Key.addListener e passar como argumento o objeto

Código:
var fts:Object = new Object();

fts.onKeyDown = function(){
   //esquerda
   if(Key.getCode() == 37)
   {
      madara._x -= 10;
   }
   //cima
   else if(Key.getCode() == 38)
   {
      madara._y -= 10;
   }
   //direita
   else if(Key.getCode() == 39)
   {
      madara._x += 10;
   }
   //baixo
   else if(Key.getCode() == 40)
   {
      madara._y += 10;
   }
}

Key.addListener(fts);

agora controlamos o madara muahahahaha (risada de mal), tipo da pra fazer uns jogos bem basico com isso ^^

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by kõdo no kami


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