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[tutorial] desenhando com canvas (delphi) - 5º parte

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Kodo no Kami

Kodo no Kami
master
master

e ae galera essa é a 5º parte do tutorial de canvas em delphi, na parte anterior vimos como manipular um unico pixel nessa parte vamos aprender desenhar um polígono e ver algumas coisas a mais que eu ia citar no tuto anterior devido alguns problemas no monitor nem deu (monitor ta meio sadomosoquista so ta funcionando se der uns tapinhas nele '-' ), bom continuando o tutorial um poligono é uma figura com varios lados ligados exemplo um quadrado é um poligono de 4 lados, um triangulo é um de 3 lados, para a gente desenhar um poligono com canvas, temos que criar uma array do tipo TPoint para especificar a quantidade de lados e a posição dos lados, nessa array deve ter a quantidade de pontos, a cada novo ponto ele vai desenhar uma linha do ultimo ponto ate o novo ponto, e o ultimo ponto de todos é ligado ao primeiro ponto fechando caso nao exista outro ponto (por isso deve especificar a quantidade de alocação exata para quantidade de lados se nao vai deformar o poligono com novos pontos zerados)

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para fazer isso no delphi primeiro temos que declarar a array do tipo TPoint e alocar a quantidade extata de pontos que sera usado

Código:
procedure TForm1.FormPaint(Sender: TObject);
var kodo: array[1 .. 4] of TPoint;
begin
end;

depois atribuir em cada alocação a posição dos pontos, para atribuir temos que usar a função Point e passamos como argumento a posição de X e Y da onde sera o ponto

Código:
procedure TForm1.FormPaint(Sender: TObject);
var kodo: array[1 .. 4] of TPoint;
begin
  kodo[1] := Point(100,100);
  kodo[2] := Point(200,100);
  kodo[3] := Point(200,200);
  kodo[4] := Point(100,200);
end;

os pontos acima seria equivalente a essa logica

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para desenhar o nosso poligono basta usar o metodo Polygon e passar como argumento para ele a array com as posição

Código:
procedure TForm1.FormPaint(Sender: TObject);
var kodo: array[1 .. 4] of TPoint;
begin
  kodo[1] := Point(100,100);
  kodo[2] := Point(200,100);
  kodo[3] := Point(200,200);
  kodo[4] := Point(100,200);
  Form1.Canvas.Polyline(kodo);
end;

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o  bom de desenhar dessa forma que nao existe uma forma certa de começar eu poderia desenhar do ponto A para o ponto B, ou do A para D, ou do D para o A ou para C, do C para B ou D, so nao daria nessa logica do A para C (isso pq nao sao interligados)

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vamos desenhar um triangula agora, oq sabemos do triangulo é que ele te 3 lados, entao vamos imaginar que o ponto 1 e 2 seja uma linha na horizontal e o ponto 3 seja uma linha na metade da entre 1 e 2 na horizontal e pouco para cima na vertical

Código:
procedure TForm1.FormPaint(Sender: TObject);
var kodo: array[1 .. 3] of TPoint;
begin
  kodo[1] := Point(100,100);
  kodo[2] := Point(200,100);
  kodo[3] := Point(150,50);
  Form1.Canvas.Polygon(kodo);
end;

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tambem podemos pintar o lado de dentro com brush.color

Código:
procedure TForm1.FormPaint(Sender: TObject);
var kodo: array[1 .. 3] of TPoint;
begin

  kodo[1] := Point(100,100);
  kodo[2] := Point(200,100);
  kodo[3] := Point(150,50);
  Form1.Canvas.Brush.Color := clYellow;
  Form1.Canvas.Polygon(kodo);
end;

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outro exemplo, quem curte jogos de rpg certamente conhece esse simbolo *-----* (fiz usando 3 triangulos é possivel fazer usando apenas com um poligono)

Código:
procedure TForm1.FormPaint(Sender: TObject);
var kodo, kami, fts: array[1 .. 3] of TPoint;
begin

  kodo[1] := Point(100,100);
  kodo[2] := Point(200,100);
  kodo[3] := Point(150,50);

  kami[1] := Point(50,150);
  kami[2] := Point(150,150);
  kami[3] := Point(100,100);

  fts[1] := Point(150,150);
  fts[2] := Point(250,150);
  fts[3] := Point(200,100);

  Form1.Canvas.Brush.Color := clYellow;
  Form1.Canvas.Polygon(kodo);
  Form1.Canvas.Polygon(kami);
  Form1.Canvas.Polygon(fts);
end;

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para terminar essa parte do tutorial podemos usar o metodo polyline, diferente do polygon esse nao junta o ponto final com o primeiro

Código:
procedure TForm1.FormPaint(Sender: TObject);
var kodo: array[1 .. 3] of TPoint;
begin
  kodo[1] := Point(100,100);
  kodo[2] := Point(200,100);
  kodo[3] := Point(150,50);
  Form1.Canvas.Polyline(kodo);
end;

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bom galera na proxima parte vamos carrega uma imagem dinamicamente e desenhar pelo canvas ^^

by kõdo no kami

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