seja bem vindo ao forum eof, caso nao seja cadastrado se cadastre para poder visualizar todo o conteudo ^^

Participe do fórum, é rápido e fácil

seja bem vindo ao forum eof, caso nao seja cadastrado se cadastre para poder visualizar todo o conteudo ^^
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

[mini-curso] Java part 1

2 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1[mini-curso] Java part 1 Empty [mini-curso] Java part 1 Sex maio 31, 2013 11:20 am

Sir.Rafiki

Sir.Rafiki
avançado
avançado

olá , irei começa o primeiro de uma serie de tutoria de java ;D

bem vamos lá, para começa a programar em java é necessário, antes de qualquer coisa o Proprio JAVA SDK...
java download : [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

caso use debian ou seus derivados use o shell script:
Código:
#!/bin/bash
sudo  echo "deb http://ppa.launchpad.net/webupd8team/java/ubuntu precise main" > /etc/apt/sources.list.d/webupd8team-java.list
sudo echo "deb-src http://ppa.launchpad.net/webupd8team/java/ubuntu precise main" >> /etc/apt/sources.list.d/webupd8team-java.list
sudo apt-key adv --keyserver keyserver.ubuntu.com --recv-keys EEA14886
sudo apt-get update
sudo  apt-get install oracle-java7-installer

salve com qualquer nome .sh, e rode ...
isso deve resolver seus futuros problemas....

otimo vamos ao que realmente importa agora a programação java *---*

primeiro irei fazer um hello world e depois eu explico como funcinona
no seu editor de texto preferido crie um arquivo com o nome helloworld.java e insira o conteudo abaixo ;D
Código:

public class helloworld {

   /**
    * @autor = F.Ramon
    */
   public static void main(String[] args) {
      System.out.println("Bem vindo a programação java");

   }

}

vamos lá , primeiro agente criar uma class principal, a nossa public class helloworld { } , é dentro dela que iremos escreve nosso codigo, por padrão você só consiguirá compilar seu projeto se a class principal for igual ao nome do arquivo, como assim!? tipo se eu tiver um arquivo teste.java , eu serei obrigado a criar minha class principal com esse nome ficando agora assim public class teste { }, não irei toca na questão public ou private ainda, pois isso merece um tratamento mais a frente...

dentro das chaves da class principal vai o codigo, então vamos lá, a parte :
/**
* @autor = F.Ramon
*/

é um comentario longo escrito da forma /** isso é um comentario longo */ , as outras formas de comenta são "//" sendo esse para uma linha, ou "/* */"

exemplo:
/**
* esse programa faz arroz....
*/


//eu fiz um comentario de uma linha

/* eu fiz um comentario fechado , por tanto ainda posso digita codigo depois do '/' */

vamos agora para o corpo do programa, public static void main(String[] args) {} aqui é o tua class corpo, ou seja é ela que vai iniciar tudo para ti , é ela que irar chama os construtures , e outras class criadas....ela por default vai sempre receber public static void main() ,onde o conteudo do parentese irei explicar mais tarde...

System.out.println("Bem vindo a programação java"); é o nosso conteúdo , é a ação do programa, no caso a impresão da messagem "Bem vindo a programação java' , onde o objeto System.out é a nossa saida padrão, que no caso recebeu println, que é uma especie de print line , ou seja impresão em outra linhas, mais tbm poderia receber : print,printf ,entre outros impressoreis
assim como no c e em outra programaçoes sempre que terminamos um codigo acrecentamos o o ; para indicar end line, ou fim de linhas ;D

ok agora que você ja sabe como criar um helloworld , vamos então compilar nossa source....
o comando de compilação é simples :
Código:
javac helloworl.java
ele irar criar um arquivo com a extenção .class, é ele que vai guarda o binario do nosso programa, e para roda esse .class ,basta usar o seguinte comando :
Código:
java helloworld

não precisando coloca o .class, se você colocar ira retorna provavelmente um erro...

*---* creio que se foi tu bem você consegui execulta seu helloworld com sucesso , né? deu erro? posta ai que tentaremos te ajuda ;D

2[mini-curso] Java part 1 Empty Re: [mini-curso] Java part 1 Seg Dez 08, 2014 10:51 am

deiaof

deiaof
novato
novato

Muito Obrigada. Espero ansiosa pelas outras partes. Não sou programadora mas gostaria de aprender como programar com Java, pois acho muito interessante.

Desde já obrigada por compartilhar seu conhecimento.

3[mini-curso] Java part 1 Empty Re: [mini-curso] Java part 1 Qua Dez 10, 2014 2:13 pm

Sir.Rafiki

Sir.Rafiki
avançado
avançado

@deiaof Very Happy eu tava esperando alguém para lê, bem , hoje eu evolui bastante nessa area, e pode deixa que eu vou continuar a serie

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos