olá pessoal, to aqui sem nada para fazer então resolvi criar um mini tutorial de como se criar uma interface gráfica em javaSE , será bem simples, pois posteriormente entrarei em mais detalhes,então vamos lá.
para se criar uma interface Gráfica necessitamos de uma Biblioteca java, cujo o nome é swing , sua importação pode ser feita com o comando:
import javax.swing.*;
note que depois do Swing temos um "*", essa estrelinha indica que iremos podemos usar todos os metodos dentro dessa biblioteca, mais para criação de nossa janela usaremos o JFrame...
vamos a criação de nossa classe:
só para relembrarn, no meu ultimo tutorial eu usei "//" indica um comentário de uma linha , mais agora eu to usando o comentário /*texto*/ , que servi para representa texto grande, enfim agora vamos a criação da nossa primeira janela
vamos as nossas explicações, primeiro criamos uma JFrame(nossa janela), e atribuímos a ela o valor de f com o comando JFrame f = new JFrame(); , depois disso atribuímos a nossa janela um tamanho,tornamos a visível e dizemos para ela usar o operador padrão de fechamento , vamos então entra em mais detalhes , se eu atribuir a minha janela o valor de f,então toda vez que eu for representa nossa JFrame iremos usar a letra f, com o comando f.setSize(300,300);,indicamos que nossa janela terá 300x300 pixels, tornamos ela visível, indicado que visibilidade é verdadeira (f.setVisible(true)) , depois colocamos um padrão de fechamento , e o famoso "x" em cima da janela (f.setDefaultCloseOperation(f.getDefaultCloseOperation())
otimo ,então vamos exibir uma mensagem em nossa janela e altera o titulo ,usaremos o nosso JLabel para messagem ele se encontra na biblioteca swing , então não precisaremos importa nada, vamos ao código :
vamos as explicações, primeiro eu declarei que JLabel(("Messagem aqui !") seja igual a label, depois eu só coloquei comando para chama nossa JLabel para o nosso contentPane, com o comando f.setContentPane(label);, depois disso isso eu atribui um titulo a nossa janela, só colocando o titulo janela, nessa parte do código JFrame("Janela"); ,lembrando que as aspas indicam um valor String, bem creio que que ta bom por enquanto, qualquer duvida pergunte, e sempre tente fica treinando o que você sabe, isso ajuda a gravar melhor o que conteúdo aprendido ,*-*
by: c0de_universal
para se criar uma interface Gráfica necessitamos de uma Biblioteca java, cujo o nome é swing , sua importação pode ser feita com o comando:
import javax.swing.*;
note que depois do Swing temos um "*", essa estrelinha indica que iremos podemos usar todos os metodos dentro dessa biblioteca, mais para criação de nossa janela usaremos o JFrame...
vamos a criação de nossa classe:
- Código:
import javax.swing.*; /*essa importação também pode ser feita com usando esse comando import javax.swing.JFrame;*/
public class Gui {
public static void main (String[] args){
}
}
só para relembrarn, no meu ultimo tutorial eu usei "//" indica um comentário de uma linha , mais agora eu to usando o comentário /*texto*/ , que servi para representa texto grande, enfim agora vamos a criação da nossa primeira janela
- Código:
import javax.swing.*; /*essa importação também pode ser feita com usando esse comando import javax.swing.JFrame; */
public class Gui {
public static void main (String[] args){
JFrame f = new JFrame();
f.setSize(300,300);
f.setVisible(true);
f.setDefaultCloseOperation(f.getDefaultCloseOperation());
}
}
vamos as nossas explicações, primeiro criamos uma JFrame(nossa janela), e atribuímos a ela o valor de f com o comando JFrame f = new JFrame(); , depois disso atribuímos a nossa janela um tamanho,tornamos a visível e dizemos para ela usar o operador padrão de fechamento , vamos então entra em mais detalhes , se eu atribuir a minha janela o valor de f,então toda vez que eu for representa nossa JFrame iremos usar a letra f, com o comando f.setSize(300,300);,indicamos que nossa janela terá 300x300 pixels, tornamos ela visível, indicado que visibilidade é verdadeira (f.setVisible(true)) , depois colocamos um padrão de fechamento , e o famoso "x" em cima da janela (f.setDefaultCloseOperation(f.getDefaultCloseOperation())
otimo ,então vamos exibir uma mensagem em nossa janela e altera o titulo ,usaremos o nosso JLabel para messagem ele se encontra na biblioteca swing , então não precisaremos importa nada, vamos ao código :
- Código:
import javax.swing.*; /*essa importação também pode ser feita com usando esse comando import javax.swing.JFrame; */
public class Gui {
public static void main (String[] args){
JFrame f = new JFrame("Janela");
JLabel label = new JLabel("Messagem aqui !");
f.setSize(300,300);
f.setVisible(true);
f.setDefaultCloseOperation(f.getDefaultCloseOperation());
f.setContentPane(label);
}
}
vamos as explicações, primeiro eu declarei que JLabel(("Messagem aqui !") seja igual a label, depois eu só coloquei comando para chama nossa JLabel para o nosso contentPane, com o comando f.setContentPane(label);, depois disso isso eu atribui um titulo a nossa janela, só colocando o titulo janela, nessa parte do código JFrame("Janela"); ,lembrando que as aspas indicam um valor String, bem creio que que ta bom por enquanto, qualquer duvida pergunte, e sempre tente fica treinando o que você sabe, isso ajuda a gravar melhor o que conteúdo aprendido ,*-*
by: c0de_universal