seja bem vindo ao forum eof, caso nao seja cadastrado se cadastre para poder visualizar todo o conteudo ^^

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

 » Programação Desktop » Java » [tutorial] applet em java - 1º parte

[tutorial] applet em java - 1º parte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1 [tutorial] applet em java - 1º parte em Sab Maio 03, 2014 8:11 pm

Kodo no Kami

avatar
master
master
konnichiwa minna-san, nesse tutorial vou ensinar criar applets em java, porem java nao é meu forte quem curte java é o mano code universal, os applet são class que permite ser usada para aplicação web porem o proprio java vem com ela desabilitado por motivos de segurança, para começar vamos criar uma class (eu to usando o eclipse, entao tem que criar um projeto depois uma class)

Código:
package fts;

public class kodo {
}

agora temos que importar as class java.applet.* e fazer a nossa class principal herdar a class Applet (java.applet.Applet)

Código:
package fts;

import java.applet.*;

public class kodo extends Applet {
}

se a gente compilar no eclipse ele vai abri o appletviewer para mostrar a execução do applet

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

nosso applet ainda nao faz nada de bom, entao vamos fazer ele desenhar alguma coisa para isso criamos um metodo padrao de applet que é o paint no argumento dele usamos a class Graphics (java.awt.Graphics)

Código:
package fts;

import java.applet.*;
import java.awt.*;

public class kodo extends Applet {
 public void paint(Graphics desenho){
 }
}

agora é so usar os metodos e atributos do Graphics para desenhar, por exemplo para um quadrado usamos o metodo drawRect, passamos 4 argumentos os dois primeiros são a posição e os dois ultimos o tamanho

Código:
package fts;

import java.applet.*;
import java.awt.*;

public class kodo extends Applet {
 public void paint(Graphics desenho){
 desenho.drawRect(10, 10, 50, 50);
 }
}

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

para mudar antes da gente fazer o desenho do quadrado usamos o metodo setColor e passamos como argumento a class Color (java.awt.Color) com a cor como atributo

Código:
package fts;

import java.applet.*;
import java.awt.*;

public class kodo extends Applet {
 public void paint(Graphics desenho){
 desenho.setColor(Color.blue);
 desenho.drawRect(10, 10, 50, 50);
 }
}

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

para desenhar um quadrado com fundo usamos o metodo fillRect

Código:
package fts;

import java.applet.*;
import java.awt.*;

public class kodo extends Applet {
 public void paint(Graphics desenho){
 desenho.setColor(Color.red);
 desenho.fillRect(10, 10, 50, 50);
 }
}

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

agora vamos para a parte que colocamos o applet na nossa pagina, depois de compilar va na pasta que salvo o projeto, dentro dela vai uma pasta com o mesmo nome do seu projeto e dentro dela uma pasta chamada bin dentro dessa pasta deve ter uma outra pasta (aqui ta o mesmo nome da pasta do projeto ou do package), e dentro dela ta a nossa class entao basta copiar a pasta anterior que ta a class e colocar no servidor web (recomendo usar servidor web mesmo que seja em localhost ainda vai apontar para [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] e nao para o local do arquivo), no meu caso aq a pasta se chamava fts e dentro dela tem a class kodo.class entao quando eu coloquei no wampp o arquivo fico em [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] se eu abrir diretamente vai baixar o arquivo entao eu tenho que criar um pagina para executar o applet, para adicionar o applet em pagina html usamos a tag applet e passamos o atributo code com o local da class (tambem podemos usar width e height para redimensionar ele), obs: eu crie a pagina na pasta principal [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Código:
<html>
<body>
<applet code="fts/kodo.class" width=500 height=500>
</body>
</html>

depois abra a pagina pelo navegador ele deve pedir permissão para executar, se mesmo depois de confirmar ele der erro pode ser que tenha que mudar a configuração no java (vamos ver isso na segunda parte ^^ ), caso nao de nenhum erro voce vai ver o quadrado que criamos ^^

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

by kõdo no kami


_________________ASSINATURA_________________
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Contato:
Spoiler:

Contato:
Facebook: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Skype: hackerfts315
http://endoffile.umforum.net

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum