seja bem vindo ao forum eof, caso nao seja cadastrado se cadastre para poder visualizar todo o conteudo ^^

Participe do fórum, é rápido e fácil

seja bem vindo ao forum eof, caso nao seja cadastrado se cadastre para poder visualizar todo o conteudo ^^
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

[artigo] por onde começar a programar

4 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1[artigo] por onde começar a programar Empty [artigo] por onde começar a programar Qua Nov 06, 2013 11:58 pm

Kodo no Kami

Kodo no Kami
master
master

bom galera muita gente que vai começar a programa por conta propria tem a mesma duvida por onde começar, bom nesse artigo vou falar o melhor meio de aprender a programa pelo menos oq eu acho o melhor

conheça seu sistema como a palma de sua mão

todo mundo que usa computador acaba se acostumando a ele, sabe onde fica cada diretorio e arquivo, aprende a instalar jogo e programa para aquele sistema, conhece varios atalhos e macetes, e mesmo assim o uso e bem superficial para oque realmente da para fazer, nao existem limites a unico limite é voce mesmo, acho que a primeira coisa para aprender a programa é conhecer seu sistema operacional, saber a diferença e tipos de arquivos, conhecer os arquivos e diretorio do sistema, partições e extensão, tipos de arquivos entre outros

aprenda usar terminal

o uso de terminal (prompt, sh entre outros) é necessário para aprender a programar isso pq seus primeiros programa sera para um terminal, saber manipular o terminal é saber manipular o sistema operacional por comando, assim ate customizar tempo de processamento e uso de memoria do computador ou ate tempo de voce executar tarefas no sistema operacional

um pouco sobre rede

aprender um pouco sobre rede também ajuda muito, isso pq voce vai estudar protocolo saber como eles funciona e como eles interage entre sim, tambem o uso de diversos servidores e clientes como ftp, ssh, http, dns, telnet entre outros

criptografia e segurança

saber um pouco sobre segurança tambem ajuda a criar programas seguros e sem bugs, o uso de criptografia permite passar dados por meios inseguro ou armazenar dados sensiveis

devo ou nao estudar logica de programação?

acho que antes de estudar qualquer linguagem estudar um pouco sobre logica de programação seria bom, isso pq em logica de programação voce vai estudar a sematica das linguagens e a maioria das linguagens usa a mesma logica, entao voce ficaria preparado para poder programar em qualquer linguagem apenas sabendo a sintaxe dela, porem nao e necessario estudar logica de programação para aprender a programar, quando voce aprende uma linguagem voce tambem aprende um pouco de logica de programação (eu mesmo nem estudei logica de programação aprendi ela junto com pascal), mais se for para escolher eu recomendo estudar ela ^^

qual linguagem eu devo escolher?

acho que essa é uma pergunta bem dificil pq todos que programa em determinada linguagem vai recomendar ela '-' , mais acho que antes de voce escolher uma linguagem deve saber qual tipo de programa pretende fazer e para qual sistema ou plataforma, isso pq determinadas linguagens so é para determinada plataforma ou so tem recursos para ela, no caso se voce for aprender programação web recomendo começar com html depois css, javascript e jquery, e por fim php ou asp, programção desktop recomendo c/c++, pascal ou basic, caso use sistema windows recomendo estudar na IDE como borland delphi/c++, visual basic/c++/c#, caso use linux recomendo uma linguagem de script como perl ou python, programação para dispositivo movel recomendo java

recomendações finais

tambem recomendo muito estudar sockets para pode fazer programas em rede, banco de dados para armazenar dados com mais facilidade e com mais segurança, uma api grafica para pode fazer programas com janela grafica, e api do proprio sistema operacional, tambem sempre criar source em foruns e blogs alem de ajudar os outros é um bom treino evitando esquece ^^

by hfts315

https://endoffile.umforum.net

susp3it0virtu@l

susp3it0virtu@l
master
master

muito bom o artigo mano, alguns pontos achei interessante para quem esta começando mesmo Smile

3[artigo] por onde começar a programar Empty Re: [artigo] por onde começar a programar Sáb Nov 16, 2013 9:10 pm

yer123

yer123
avançado
avançado

Cara, boas recomendações ... boa FTS Very Happy

Acho que algumas eu já cumpri, ou estou no caminho ... tenho que continuar com foco Smile

Não sei quando, mas vou conseguir kkkk

Mayquel

Mayquel
novato
novato

Comecei a estudar programação e lógica na faculdade, confesso que tenho mais dificuldade na lógica do que na sintaxe do programa.
Fico me perguntando se com o tempo eu pego o jeito, ou se isso é realmente um dom.. não penso em parar pq é o que gosto, mesmo enfrentando esse tipo de problema.

susp3it0virtu@l

susp3it0virtu@l
master
master

Mayquel escreveu:Comecei a estudar programação e lógica na faculdade, confesso que tenho mais dificuldade na lógica do que na sintaxe do programa.
Fico me perguntando se com o tempo eu pego o jeito, ou se isso é realmente um dom.. não penso em parar pq é o que gosto, mesmo enfrentando esse tipo de problema.

Bem mano, logica tbm não e meu forte, estou sempre fugindo disso, mas como n estou tendo saida o jeito e ir devagar ate ir pegando o jeito da coisa.

"Dom" na minha opnião existe sim, uns tem mais facilidade do que os outros outros já requer mais tempo para pegar o jeito(questão e lutar por aquilo q goste)

E siga em frente,finca a cara nos livros,fica horas em frente o pc e por ai vai,aos poucos tu pega a manha Smile

Abç



Última edição por susp3it0virtu@l em Sex Mar 14, 2014 9:00 am, editado 1 vez(es)

Mayquel

Mayquel
novato
novato

susp3it0virtu@l escreveu:
Mayquel escreveu:Comecei a estudar programação e lógica na faculdade, confesso que tenho mais dificuldade na lógica do que na sintaxe do programa.
Fico me perguntando se com o tempo eu pego o jeito, ou se isso é realmente um dom.. não penso em parar pq é o que gosto, mesmo enfrentando esse tipo de problema.

Bem mano, logica tbm não e meu forte, estou sempre fugindo disso, mas como n estou tendo saida o jeito e ir devagar ate ir pegando o jeito da coisa.

"Dom" na minha opnião existe sim, uns tem mais facilidade do que os outros outros já requer mais tempo para pegar o jeito(questão e lutar por aquilo q goste)

E siga em frente,finca a cara nos livros,fica horas em frente o pc e por ai vai,aos poucos tu pega a manha Smile

Abç
Acredito que sim !
Bora fazer a diferença !

yer123

yer123
avançado
avançado

Mayquel meu caro, acho que uma boa forma de tu ir pegando a lógica da coisa é ir fazendo exercícios cara. Não exercício tipo: faça algoritmo para trocar uma lâmpada, mas algo mais prático: receba valores, retorne o dobro do terceiro maior... Exercícios que tu mesmo pode pensar, e vai ti ajudando na lógica... Depois disso pego, a sintaxe é balela (ou quase)!!

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos